Projeto Politico Pedagógico
Apresentação
Desde 1996, com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/96, o projeto político pedagógico vem sendo construído com propostas de novos caminhos, para uma escola diferente. Todas as questões que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações com o currículo, conhecimento e função social da escola, obrigam a um pensar e a uma reflexão contínua de todos que estão envolvidos neste processo. Que escola queremos construir? Que conhecimentos nossos alunos/as precisarão ter para de fato, exercer a sua cidadania nesta sociedade tão cheia de conflitos? Conflitos estes que estão presentes no espaço escolar, nas relações pessoais, no confronto das ideias, e também no surgimento de novas concepções, das dúvidas e da necessidade do diálogo entre os sujeitos “aprendentes“ (comunidade escolar).
Tais situações serão apresentadas no decorrer deste documento, nas linhas e entrelinhas de cada parágrafo, resgatando o aspecto histórico de como cada momento foi sendo produzido e construído. Pois este documento é o resultado de um esforço conjunto dos profissionais da educação desta unidade escolar com o objetivo de respaldar as ações administrativas e pedagógicas no âmbito deste estabelecimento educativo.
Há consciência, por parte dos educadores e da Comunidade Escolar desta Instituição de Ensino, de que este documento representa apenas um germe de projeto político pedagógico e se encontra aberto a todo e qualquer tipo de sugestão e encaminhamento. Sabemos que nenhum projeto político pedagógico pode ser dado como pronto e acabado sob pena de se cristalizar e deixar de acompanhar os movimentos da história.
Portanto, nossa reflexão continua baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos que nos encaminhem para umas “práxis” responsável e compromissada com uma escola pública de qualidade. A busca de coerência entre o que se pretende ensinar aos alunos e o que se oferece a eles é fundamental. Uma formação rodeada de descobertas, de desejos, com certeza irá fazer da sala de aula um local onde circula aprendizagem, onde o conteúdo não é procurado só em livros empoeirados, cheirando a mofo, e nem em cadernos amarelados. Mas onde, vida e sabores pulsam na sala de aula e se misturam, fazendo com que os alunos aprendam e se comprometam com este aprender e que os professores sejam apenas os facilitadores desse processo.
Conscientes de nosso papel e tendo claro que os nossos desejos de alcançarmos uma sociedade mais justa, incluem prioritariamente, a educação das novas gerações, trabalharemos pela garantia de um ensino de qualidade que assegure o pleno desenvolvimento do potencial do aluno. A escola comprometida com o conteúdo de formação da cidadania do indivíduo tenta amenizar seus rígidos tempos para incorporar a ideia de se construir um centro de formação coletiva de cultura. Enfim, a busca do conhecimento transforma-se não só em um meio de alcançar um fim, mas um fim em si mesmo, no sentido de acompanhar as rápidas mudanças cotidianas.
Logo toda a comunidade do CEPI tem, juntos, por missão o compromisso de um ensino de qualidade, um trabalho desenvolvido de maneira eficaz, comprometida e solidária num ambiente apropriado e inovador garantindo a formação e preparação dos nossos alunos para um futuro promissor, envolvendo toda a comunidade escolar, buscando assim o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
A Escola de Tempo Integral, em consolidação com o Programa Novo Futuro acrescenta valores e conhecimentos ímpares que permitem ao educando amplo desenvolvimento cognitivo e social. O objetivo desta Unidade Escolar é uma maior eficiência administrativa e educacional, com produção de impactos positivos na qualidade do ensino, uma vez que aplica modelo pedagógico específico, com vistas à obtenção de maior eficiência educacional mediante expansão do tempo de permanência dos alunos e professores na escola.
Visa a importância em formar indivíduos autônomos, solidários e competentes por meio de formação escolar de excelência, que permita ao aluno desenvolver conhecimentos e habilidades necessários ao pleno desenvolvimento da pessoa humana e ao exercício da cidadania, através de conteúdo pedagógico, cultural e social.
Justificativa
Tendo como referencial teórico–metodológico a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, Lei 9394/96, as Orientações Curriculares para o ensino médio, o grupo gestor juntamente com os professores, pais, alunos e comunidade, elaboraram o Projeto Político Pedagógico do CEPI Dr. Genserico Gonzaga Jaime onde o resultado de todo o trabalho seria um documento que viesse avaliar, discutir e aprofundar todo o sistema educacional do colégio. A intenção deste documento é, fundamentalmente, retomar o exercício da discussão e encaminhamento coletivo, no nível do processo ensino-aprendizagem.
O CEPI “Dr. Genserico Gonzaga Jaime” tem como função principal respeitar e valorizar as experiências de vida dos educandos e de suas famílias. Temos como propósito, fortalecer nos mesmos a postura humana e os valores aprendidos, tais como: a criticidade, a sensibilidade, a contestação social, a criatividade diante das situações difíceis e a esperança. Queremos deste modo, formar seres humanos com qualidade (excelência nas ações educativas), solidário (fortalecer o espírito coletivo), ético (responsabilidade, probidade e respeito na gestão da Educação), democrático (gestão participativo e transparente), equidade (acesso, permanência e sucesso no processo educacional) e inovador (ações empreendedoras, criativas e flexíveis).
O objetivo do nosso Projeto Político Pedagógico é oferecer aos professores, alunos, pais e todos aqueles que estão direta ou indiretamente ligados a esta Instituição de Ensino uma visão da realidade educacional, tornando-se um sistema de referência nacional de qualidade na Educação, caracterizado por ações solidárias, democráticas, éticas e empreendedoras, constituindo o Ensino Médio em Tempo Integral como uma Política Pública de Estado reconhecida em âmbito nacional pela qualidade e responsabilidade na formação humana e acadêmica do estudante, pautada pelo respeito e confiança construídos com toda a comunidade escolar, ampliando parcerias em busca de elevados níveis de satisfação e resultados.
Este documento constitui um referencial de qualidade para a fundamentação pedagógica no Ensino Médio. Nele estão inseridos o pensamento e o trabalho de todo o corpo docente do centro de ensino.
Por sua natureza aberta, configura uma proposta flexível a ser concretizada nas decisões dos projetos educacionais empreendidos no Centro de Ensino. Nele estão contidas as tendências pedagógicas praticadas na escola, bem como o sistema de avaliação e a prática disciplinar desenvolvida pelos professores.
As metas aqui propostas se efetivarão em parceria com toda a comunidade escolar e com o real comprometimento dos profissionais que o elaboraram. Esta proposta tem seu fundamento na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e/ou reformulação, de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade.
É nesta perspectiva que o Projeto Político Pedagógico do CEPI “Dr Genserico Gonzaga Jaime”, deverá ser trabalhado e enriquecido na dinâmica da prática pedagógica. Desta forma, não se pretende oferecer um manual para o corpo docente, sua proposta é dialogar a respeito da estrutura educacional, dos conteúdos e da metodologia deste, bem como ter claro seus fins e objetivos.
Assim, a abordagem desta proposta objetiva é situar o corpo docente, quanto aos procedimentos essenciais pertinentes ao Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar. Mais do que as teorias pedagógicas ou visões teóricas, torna-se necessária a viabilização efetiva deste documento.